ARTIGOS

Acompanhe as nossas novidades e informações
O impacto da cor e da forma no comportamento humano
O impacto da cor e da forma no comportamento humano

A imagem, enquanto forma de comunicação, tem uma importância determinante no comportamento humano.

Determinadas cores ou formas produzem um forte impacto nas nossas emoções, pensamentos ou comportamentos. Estas reacções ocorrem num estado primário da percepção visual, e portanto na maioria das vezes o indivíduo não tem consciência da influência que poderão ter.
O design procura tirar partido desta percepção inconsciente, trabalhando no sentido de influenciar emoções e comportamentos tendo em vista a optimização da utilização de cores e formas face a um determinado objectivo. Isto é, quer seja no design de um logotipo, ou no design de um produto ou espaço, as cores e as formas devem estar optimizadas de forma coerente com os objectivos, produtos ou serviços de determinada empresa, de forma a conseguir atrair mais consumidores.

Gostaríamos de partilhar 2 exemplos simples sobre a importância da percepção inconsciente da cor e da forma:

- Está de dieta? Então opte por utilizar pratos vermelhos.
Segundo um estudo realizado pelo jornal Appetite, comer em pratos vermelhos pode reduzir significativamente a quantidade de ingestão de alimentos.
Embora a reacção a uma determinada cor esteja também dependente de experiências pessoais, existem algumas cores que são interpretadas de forma mais abrangente. O vermelho é associado ao perigo, à precaução, à interdição (os sinais de stop, ou a cor do sinal vermelho nos semáforos por exemplo) e esta associação subsconsciente pode explicar os resultados do estudo.

- Necessita de memorizar uma determinada informação? Escreva-a num tipo de letra pouco comum.
Escrever um determinado texto com uma font pouco comum ajuda a memorizar o seu conteúdo. Como? Bom, na realidade quando estamos a ler um texto, não estamos efectivamente a ler determinadas palavras. Isto é, o nosso cérebro identifica algumas palavras mais comuns pela sua aparência e não efectivamente pela conjugação de letras. Na prática, o cérebro ao analisar o aspecto de uma palavra conhecida confere-lhe sentido sem que para isso seja necessário analisar letra a letra.
Ao escrever um texto numa letra pouco comum, irá obrigar o seu cérebro a prestar mais atenção ao conteúdo, de forma a conseguir descortinar a conjugação de letras. Esta atenção extra ajudará a que se recorde da informação.

Se necessitar de um especialista, contacte-nos!

Vamos começar o seu novo projecto?

Não tenha medo, a Criatura não morde!